Entenda como é realizada a cirurgia para lesão de ligamento cruzado anterior

Lesionar o joelho é algo muito fácil tanto para quem pratica atividades físicas quanto para quem é sedentário. E uma das estruturas articulares mais suscetíveis a lesões são os ligamentos, pois têm um papel muito importante de conectar os ossos da coxa (fêmur) da perna (tíbia) e a rótula (patela).

Por isso, essas estruturas acabam sofrendo rupturas ou estiramentos, principalmente no caso dos esportistas, dando origem a chamada lesão de ligamento.

Ligamentos do joelho

O joelho possui dois ligamentos chamados de cruzados: o anterior e o posterior, que ficam no interior da articulação e se cruzam, formando um X. Eles têm como função controlar o movimento do joelho para frente e para trás. 

O ligamento cruzado anterior (LCA) é o que mais frequentemente é lesionado, especialmente na prática de esportes que envolvem mudança de direção e contato físico, como o futebol. 

Lesão de ligamento cruzado anterior: como ocorre

lesão de ligamento cruzado anterior geralmente está associada a uma torção do joelho, o que pode ocorrer quando o atleta muda de direção de forma muito rápida, reduz a velocidade durante uma corrida ou  perde o equilíbrio após um salto. 

A lesão de ligamento pode ocorrer por ruptura total ou parcial, ou ainda por estiramento – o que nesse caso pode ser provocado pela pela hiperextensão do joelho, quando o jogador dá um chute no ar, por exemplo. 

Quando a cirurgia é indicada?

A cirurgia para lesão de ligamento cruzado anterior é indicada quando o paciente deseja continuar fazendo atividades intensas que exijam movimento torcional do joelho.

Para atletas que trabalham profissionalmente com esporte ou esportistas amadores que pretendem voltar aos treinos, a cirurgia também é recomendado.

Outro ponto a ser considerado para a indicação do tratamento cirúrgico para lesão de ligamento cruzado anterior é o fato de que o tratamento conservador pode se prolongar e mesmo assim não trazer os efeitos esperados. Neste caso, o paciente pode sentir falseio ou perder confiança na estabilidade do joelho durante o esporte ou atividades do dia a dia – o que comprometerá o seu rendimento esportivo.

Como é a realizada a cirurgia?

A principal técnica empregada na cirurgia para lesão do ligamento cruzado anterior é a reconstrutiva. Como o ligamento não pode ser costurado ou “colado”, o procedimento consiste em substituí-lo por um enxerto que fará o papel do ligamento lesionado.

Os enxertos mais utilizados são os tendões flexores e ligamento patelar, ou ainda o tendão quadricipital. A fixação é realizada por pinos, e em um período que varia de três meses a dois anos, o enxerto já começa a adquirir propriedades semelhantes às de um ligamento.
Todo o procedimento da cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior é realizado por artroscopia, o método mais atual e menos invasivo, que permite a que sejam feitos cortes muito pequenos – o que contribui para uma recuperação mais rápida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.