A osteotomia é um tipo de cirurgia utilizada pela medicina ortopédica por meio da qual um corte no osso é realizado para a restauração ou correção de uma deformidade do esqueleto. A forma mais tradicional de realizar este procedimento é a chamada osteotomia de tíbia para a correção do joelho em varo (joelho para fora).
No entanto, estudos mais recentes demonstram que uma nova forma de realizar a osteotomia tem sido eficiente no tratamento de artrose provocada pelo joelho em varo. Esta técnica inovadora é chamada de osteotomia fibular.
Artrose e o joelho em varo
Também chamada de osteoartrite, a artrose se caracteriza pelo desgaste da cartilagem que reveste as articulações, causando também alterações nas estruturas ósseas. A doença acomete cerca de 70% dos pacientes com mais de 65 anos de idade, sendo as mulheres as que mais sofrem com o problema.
A artrose pode se desenvolver devido ao processo natural de envelhecimento ou como consequência de traumas, doenças reumatológicas como a artrite reumatóide ou até pelo uso demasiado e repetitivo das articulações.
Uma das consequências da artrose é o joelho em varo, ou geno varo, uma deformidade na qual joelhos se mantém afastados mesmo quando a pessoa consegue encostar um tornozelo no outro. Isso normalmente acontece porque a tíbia não fica corretamente alinhada com o fêmur, dando uma forma diferente à linha da perna.
O que causa o joelho em varo
O joelho em varo pode ser provocado por fatores genéticos, fraturas, retirada do menisco ou por sobrepeso. Com isso, ocorre uma tensão anormal sobre o compartimento de dentro da articulação que resulta em perda progressiva de cartilagem e osso, que por sua vez aumenta a deformidade.
A artrose de joelho com deformidade em varo, é uma condição comum que afeta principalmente pacientes entre 45 e 74 anos de idade.
Para que serve a osteotomia fibular
Assim como a osteotomia tibial, a osteotomia fibular é uma cirurgia utilizada para a correção do joelho em varo visando diminuir os sintomas causados pela artrose. O procedimento é indicado para os pacientes jovens e ativos diagnosticados com o problema mas que não tiveram resultados com tratamentos conservadores.
A osteotomia fibular consiste na retirada ou colocação de cunha na região do osso da fíbula para correção do eixo da perna, para ajudar a mudar o peso do corpo para fora da parte danificada de seu joelho.
“A osteotomia fibular é um procedimento inovador que faz com que as forças laterais que levam a deformidade em varo do joelho diminua, minimizando a pressão medial e a dor nos casos da artrose em varo”, comenta o cirurgião de joelho Dr. José Mauro Zimmermann.
Estudos comprovam a eficácia do procedimento
Estudos recentes têm mostrado a eficácia da osteotomia fibular para o tratamento de artrose em varo. É o caso de uma pesquisa realizada pelo Departamento de Ortopedia, do Hospital da Universidade Médica de Shanxi, na China, com pacientes que apresentavam dor no joelho e dificuldade para caminhar por causa da artrose.
Em um curto período de tempo, os pacientes submetidos à osteotomia fibular tiveram a diminuição significativa na dor no joelho,melhora da aparência e recuperação funcional da articulação do joelho, em um curto prazo após a cirurgia. Com isso, o procedimento pode postergar ou até anular a necessidade de artroplastia total do joelho.